Os Livros Ardem Mal

Sobre Os Livros Ardem Mal

Os Livros Ardem Mal é um blogue de suporte do evento com o mesmo nome que todos os meses se realiza, na primeira segunda-feira do mês, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, co-organizado por essa sala de espectáculos da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Literatura Portuguesa , da Faculdade de Letras desta mesma universidade. As decisões «editoriais» e as opiniões e juízos produzidos são da responsabilidade exclusiva dos membros participantes.

A iniciativa funciona como um «mensário da actualidade editorial», razão pela qual este será o foco do trabalho crítico dos membros do blogue. Nesse sentido, este blogue privilegiará o universo do livro, em todas as suas ramificações, implicações e consequências, contando para tal, como tem ocorrido com a iniciativa mensal no TAGV, com a colaboração das editoras portuguesas. Os pedidos de livros para abordagem na sessão mensal no TAGV ou, a partir de agora, no blogue, estarão, como até aqui, a cargo da equipa de produção do evento no TAGV. Qualquer editora que deseje enviar livros para Os Livros Ardem Mal deverá endereçá-los também a este Teatro. Os contactos devem ser feitos por meio do seguinte mail: frentecasa@tagv.uc.pt

A equipa que realiza o evento, e a mais alargada que produz o blogue, agradece antecipadamente os livros que as editoras venham a enviar, e tentará abordá-los num contexto (a sessão do TAGV) ou no outro (este blogue). É mais do que provável que não consigamos responder a todos os envios de livros, assim como será inevitável que a atenção concedida aos mesmos livros seja desigual. Em todo o caso, faremos o nosso melhor.

Ressalvemos, porém, que o facto de evento e blogue privilegiarem a actualidade editorial não significa que se atenham a ela em exclusivo. Não há razões válidas para que uma iniciativa desta ordem se auto-limite à partida ao império da actualidade – havendo sim razões muito pertinentes para que a actualidade conviva com a abordagem de obras ou autores de períodos mais recuados, já que não é outro o modo de funcionamento de cada um de nós no nosso dia-a-dia de leitores.

Para a passagem ao blogue, a equipa de Os Livros Ardem Mal – António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre, Rui Bebiano – reforçou-se de mais alguns elementos, sendo de admitir que esta equipa possa ainda vir a ser alargada no futuro. De momento, os reforços são Ana Bela Almeida, Manuel Portela, Miguel Cardina, Pedro Serra e Sandra Guerreiro Dias.

Todos os membros de Os Livros Ardem Mal se comprometem a respeitar as normas deontológicas do blogue, e que são as seguintes:

(i) Em caso algum o blogue recenseará ou de algum modo promoverá livros ou obras dos seus membros;

(ii) Em caso algum o blogue recenseará livros ou promoverá eventos de editoras ou outras entidades com fins lucrativos a que algum dos seus membros esteja associado;

(iii) O blogue não fará pré-publicações;

(iv) Todos os contributos assinados serão da responsabilidade dos seus autores;

(v) Aqueles não-assinados serão de responsabilidade colectiva.

________________
Apoios
Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água, Quidnovi, Saída de Emergência, Assírio & Alvim, Edições Afrontamento, Quasi, D. Quixote, Edições Asa, Livros Cotovia, Fim de Século, Livros Horizonte, Circulo de Leitores (Temas e Debates), Editorial Caminho, 90º Editora, A Esfera dos Livros, Editorial Presença, Publicações Europa-América, Alêtheia Editores e Editora Húmus