Os Livros Ardem Mal

Políticas da canção nocturna

Posted in Notas by Pedro Serra on Quinta-feira, 13-03-2008

Há um bar em Salamanca onde, todas as quintas-feiras, se canta o «Cara al Sol». Toda a gente sabe que é assim, toda a gente sabe ser essa a canção que ali se canta quintas-feiras à noite. De quantas maneiras se pode cantar uma canção? Lembro-me do notável filme Caudillo, de Basílio Martín Patino, autor do igualmente excelente Madrid que tive oportunidade de ver em Tróia em 1987 (venceu, aliás, o Festróia desse ano). O cineasta conta algures que foram os próprios membros da equipa de montagem que, nos idos de 1978, emprestaram a voz ao «Cara al Sol» que se ouve em Caudillo. Lembro-me, ainda, de Slavoj Žižek, que coloca sob o signo de um outro exemplo os ensaios reunidos em Organs Without Bodies: Deleuze and Consequences (2004). Neste caso, trata-se da «Internacional». Cito pela tradução espanhola, recentemente dada à estampa:

Durante el rodaje en las afueras de Madrid de la película de David Lean Doctor Zhivago, una multitud de figurantes españoles tuvo que cantar la “Internacional” en una escena en que aparecía una manifestación masiva. El equipo de rodaje quedó asombrado al descubrir que todos conocían la canción y que la cantaban con tanto entusiasmo que dio lugar a la intervención de la policía franquista, que pensaba encontrarse frente a una manifestación política real. Y, lo que es más, cuando ya había anochecido (la escena tenía que desarrollarse en la oscuridad), la gente que vivía en las casas de los alrededores oyó los ecos de la canción, empezó a abrir botellas y a bailar en la calle, suponiendo equívocamente que Franco había muerto y que los socialistas habían tomado el poder. Este libro está dedicado a esos momentos mágicos de libertad ilusoria (que, de alguna forma, no eran sólo ilusorios) y a las esperanzas frustradas por el retorno a la realidad “normal”. (p. 16)

De quantas maneiras se pode cantar uma canção, a mesma canção de sempre?

Slavoj Žižek (2006), Órganos sin Cuerpo. Sobre Deleuze y consecuencias. Trad.: Antonio Gimeno Cuspinera. Valencia: Pre-Textos. 245 pp. ISBN: 84-8191-782-6.

Pedro Serra

Anúncios

Comentários Desativados em Políticas da canção nocturna

%d bloggers like this: